Seleccionar página

Arroz De Frango Com Ervilhas: Sabor e Tradição

tiempo de preparacion 1h 25 min
numero de comensales 4 personas

Ingredientes

Elaboração

  • Vídeo

    Passos

    Tempere o frango de ambos os lados com um pouco de sal e pimenta moída na hora.

    Num tacho de ferro fundido (para que possa ir ao forno), aqueça um fio de azeite em fogo médio-alto. Quando estiver quente, reduza o fogo para médio e adicione o frango com a pele voltada para baixo. Quando estiver dourado, vire para que cozinhe do outro lado. Este processo leva cerca de 10 minutos. Retire e reserve num prato.

     

    No mesmo tacho, acrescente a cebola e deixe refogar um pouco.

    De seguida, junte os cogumelos e cozinhe até ficar macio, cerca de 3 minutos.

    No fim desse tempo, junte o arroz e os dentes de alho picados. Pegue no ramo de coentros e separe as folhas dos talos. Reserve os primeiros e pique os talos e acrescente ao arroz. Cozinhe por 2 minutos, mexendo sempre.

    Por fim, adicione o caldo, o sumo de limão e tempere com um pouco de sal e pimenta.

    Disponha o frango por cima do arroz e tape o tacho. Leve ao forno, pré-aquecido a 170 ºC, por cerca de 30 a 35 minutos até o arroz ficar macio.

    Retire o frango, solte o arroz com um garfo e junte as ervilhas cozidas e as folhas de coentros. Cubra novamente com a tampa e deixe o arroz repousar por 10 minutos.

    No momento de servir, polvilhe com mais umas folhas de coentros e rodelas de limão.

    Dicas de cozinha

    • Caso o tacho seja pequeno, coloque apenas metade das coxas inicialmente. O objetivo é apenas selar a carne. Se sobrecarregar demasiado o tacho, a temperatura vai baixar e a carne acaba por cozer.
    • Como alternativa, pode substituir os cogumelos por outros vegetais, como por exemplo cenoura.
    • Deixe o arroz cozido descansar por 10 minutos com a tampa fechada antes de servir, para que a humidade se distribua uniformemente pelo prato. Isso evitará que o arroz fique seco por cima e húmido por baixo.
    • O papel do sumo de limão é de extrema importância já que corta a gordura libertada pelo frango. Não o substitua.
    • Se você gosta de uma pele mais crocante no frango, pode colocar as coxas sob a grelha por alguns minutos para ajudá-las a ficarem crocantes novamente.
    • Alternativamente, você pode desfiar o frango, descartar a pele e os ossos e colocar a carne de volta na panela com o arroz.

    Perguntas de cozinha

    Posso usar outra parte do frango?

    Se desejar, pode usar peito de frango, embora não tenham tanto sabor quanto as coxas. Além de dar sabor, a pele permite que a carne permaneça suculenta durante o longo tempo de cozimento.

    Posso substituir os coentros?

    Se desejar, pode utilizar outras ervas aromáticas ao seu gosto, como por exemplo o manjericão fresco.

    Posso usar outros tipos de arroz?

    Esta receita foi desenvolvida especificamente para arroz agulha. Se desejar substituir por arroz por outro tipo, por exemplo, o arroz integral deverá ter em conta que o tempo de cozedura é bastante superior.